quarta-feira, novembro 24, 2010

Manual para um Natal 2010 simplesmente INESQUECÍVEL!

Jingle Bells!! Os sinos tocam e trazem uma Boa Nova!!!


Se você é daquelas pessoas que acha que todo fim de ano é a mesma coisa...Pode parar por aí!!! Pois esses dias estão contados!!

A mesma maratona de sempre? Montar árvore e enfeitar o lar, ir no shopping ver o Papai Noel (isso quando as crianças  não ficam APAVORADAS com a ideia!), lista de lembrancinhas e presentes, cartinhas pro Noel, corrida às lojas, filas de enlouquecer até o ser mais "zen" do mundo, as múltiplas idas ao mercado para comprar o bendito condimento que fatalmente e SEMPRE esquecemos, escolha da "beca" da família, as múltiplas idas para comprar a meia ou o sapato que fatalmente e SEMPRE esquecemos... Fora o trabalho árduo nosso de cada dia para convencer as crianças de que o principal  não está no novo brinquedo que é anunciado exaustivamente na TV! 
E, finalmente, no dia "D" estamos mega exaustas.... E mal conseguimos desfrutar dos muitos pratos finamente elaborados, preparados e decorados, que ficaram hoooras para chegar naquele estágio alfa de dar água na boca!

Por isso pensei em lançar aqui um jeitinho especial de começarmos os nossos preparativos natalinos de 2010!!

 

Primeiramente, precisamos relembrar qual é o verdadeiro sentido do Natal, isto é fato!! Com as turbulências do dia a dia, o consumo, o mar de informações que recebemos diariamente,  acabamos deixando de lado certos valores maiores que precisam ser retomados nas nossas vidas, por nós mesmas, por nossas famílias, por nossos filhos...


Passo 1

- Preparando a casa para o Natal: a casa "real", a física e a nossa casa "interior", o nosso coração e a nossa alma!

Que tal, antes de enfeitarmos a nossa casinha, lermos algo a respeito do JC? Que foi o grande homem e exemplo a ser seguido independente do credo que você segue.  Jesus Cristo vai nascer!! E, como eu sempre falo para os meu pequenos: "O aniversário é de Jesus, mas Ele é tão bom que ao invés de nós darmos presentes a Ele, Ele é que é o próprio presente, a nossa salvação!" E digo mais: "Papai Noel é o entregador de Deus, o funcionário, como um carteiro!" Assim, de um jeito meio lúdico mas contextualizado para os nossos dias, vou tentando passar a mensagem de que Deus e Jesus são os principais, e o que vem depois disso (a festa, os presentes...) é amor Dele traduzido em bençãos!
Você tambem pode usar um livro infantil ou mesmo um trechinho da Bíblia, por exemplo, de quando Maria é abençoada com a visita do anjo Gabriel, que anuncia a vinda de Jesus (Lucas 1, 26-38).

Pintura de Robert Campin


Passo 2

- Montagem do Presépio

A montagem do presepio pode e deve ser feita com a ajuda dos pequenos e seria bem interessante todos saberem o porquê dessa ação: o presépio é a representaçao do local do nascimento de Jesus, com a manjedoura, a estrela, o anjo, José, Maria, os reis magos e os animais. Atenção: vamos colocar o menino Jesus somente no dia 25, hein? Dica: Em casa sempre colocamos os reis magos meio distantes e a cada dia vamos movendo os 3 ao encontro da manjedoura. Isso ajuda as crianças a manter o foco no verdadeiro sentido do Natal! Podemos perguntar às crianças: "Mas por que Jesus não nasceu num palácio, se era o filho de Deus?" Isso também nos ajuda a recuperar valores como simplicidade, humildade e a repensar como estamos vivendo nossas vidas...
Você pode escolher um presépio feito de material resistente justamente para as crianças poderem manuseá-lo. Eles vão amar! Outra diquinha, por experiência própria: Nos nossos Natais o menino Jesus já foi carregado a 6 mãos até a manjedoura.... Semana passada minha sobrinha Jujú já estava perguntando pro avô quem iria levar o menino Jesus... É um acontecimento! Desfrutem desse momento e vocês perceberão como as crianças ficarão felizes com a "tarefa"!

Clique aqui: Presépios para colorir!


- Preparação da árvore de Natal!




Você sabia? Que na árvore de Natal a estrela é colocada no topo para nos lembrar da estrela de Belém, a que guiou os reis magos até a manjedoura?
Para saber mais dos: Símbolos do Natal

A sua árvore pode ser pequena... Do jeito que você estiver inspirada! No ano passado, por exemplo, estava com um barrigão de 8 1/2 meses nesta época, então acabei comprando uma árvorezinha pequena, estilizada e deixei as crianças montarem o presépio, a decoração da porta de entrada, espalharem os enfeites pela casa... Já em 2008 fizemos a árvore com um pinheiro natural, ficou lindaa! Invista na sua criatividade e peça sempre a ajuda dos pequenos!
Sugestão: Você pode enfeitar sua árvore com biscoito típicos de Natal! Ficará uma graça (e uma delícia)!

Clique aqui: Receita de Biscoitos de Natal para fazer com as crianças!!




Passo 3
Podemos fazer um "Calendário de Advento"! As crianças não adoram contar os dias para um evento importante? Então, essa é a chance de contar os dias já com um espírito especial! Podemos explicar, basicamente, que as 4 semanas que antecedem o Natal é o tempo que chamamos de Advento. Podemos falar também que é um tempo de preparação e alegria, de espera pelo nascimento do menino Jesus, que foi "só amor" e assim sendo, é um tempo de Paz e Fraternidade entre as pessoas (na realidade, seria bom que esse espírito se prolongasse ao longo do novo ano!).

Fazer o calendário do Advento pode ajudar as crianças (e nós mesmas!) a nos prepararmos para o Natal de uma forma mais "pura" e menos comercial (e também ajuda a controlar a ansiedade da criançada!!).


Modelos de calendário para fixar na geladeira (assim não temos desculpas para dizer: "'É muito complicado!" ou "Eu não tenho tempo!")

 
                      

Clique e imprima: Árvore   e   Papai Noel


PS: Se você é uma fabriquinha de ideias, aproveite seu dom e crie seu próprio calendário! E peça a ajudar das crianças para confeccioná-lo!



Passo 4

- Recital ou apresentação de alguma aptidão das crianças



A minha Rebby já está ensaiando um apresentação de dança para a noite de Natal... (E está me deixando maluca de tanto pensar em passos novos!!) Todos os anos eles preparam uma apresentação especial e finalizam com canções de Natal!  É uma delícia e realmente INESQUECÍVEL! Vale a pena, vocês podem começar com uma canção que todos conheçam, como Bate o sino pequenino!
Ou ainda as crianças podem escrever uma poesia sobre o menino Jesus e recitá-la. No caso de ter muitas crianças, cada uma pode ler uma estrofe. Mas o mais importante é que todos os adultos prestem  atenção às crianças com muito respeito, pois elas realmente levam isso muuuito a sério!





Enfim, espero que tenham gostado e se animado a fazer um Natal 2010 diferente e especial! Se você não tem filhos mas tem sobrinhos, netos ou filhos de amigos, vizinhos... Vamos multiplicar esse jeito todo especial de viver essa época do ano e assim fugir do lugar-comum, do comercial! 

Que o espírito de Natal invada nossos corações, nosso lares para que possamos celebrar o nascimento de Jesus com a esperança de que um ano novo se aproxima trazendo muitas bençãos para todos nós!





Um grande beijo e "abraços natalinos" de urso a todos!

Mirela

PS: Well, well... Será que este post é a parte A do meu Manual?? Conforme eu for lembrando de mais formas de fazer um Natal inesquecível (o que com certeza acontecerá!) vou escrever para vocês, ok?



Um comentário:

  1. Oiee!
    Adorei seu "guia natalino completo"! rs
    Quando eu era criança também fazia apresentações natalinas para a minha família... era o máximo!
    Um bjãoo

    ResponderExcluir

Que bom que você passou por aqui! Lembre-se, esse blog foi pensado com o propósito de criar um elo entre nós! Volte sempre pois estarei esperando você para trocarmos idéias, experiências e histórias da vida, dicas de entretenimento e consumo... E muito mais ...! Besitos!!