segunda-feira, janeiro 28, 2013

Como preparar nossos filhos para o mundo, que não é cor de rosa!

Tragédia como a de Santa Maria, boate Kiss, me faz refletir: e se meus filhos estivessem numa situação de risco como esta? Como eles reagiriam? É claro que não conseguiremos prever, mas diante disso, ontem mesmo os chamei e os instrui a como agir em momentos de crise, de correia em lugares fechados.
 
Não sou expert nisso, mas se nós, como pais não dermos este tipo de informação, quem dará? Meus filhos são pequenos, 13 e 11 anos, mas nunca sabemos e acidentes podem acontecer em salas de cinema, escola, buffet infantil... Quando teve caso de tiroteio também os instruí a deitar no chão, primeira coisa a fazer nestes casos.
 
Achei importante ressaltar que a curiosidade pode ser fatal. A maior parte dos sobreviventes não hesitou em sair de lá o mais rápido possível, no primeiro indício do problema. Ainda comentei: saiam com calma e imediatamente ao primeiro sinal de perigo, sem alardear, procurem a saída mais próxima. E irmãos: se protejam, estejam juntos!
 
Enfim, tudo isso foi num momento de desespero meu, eu sei, porque daqui a pouco serão eles que irão para a balada, como já vão ao cinema com amiguinhos ou festas em buffet e em outros ambientes fechados. Meu marido é engenheiro e desde que o conheço por gente ele pensa em TUDO o que pode dar errado e com a chegada dos filhos ele é mais "neurótico" ainda, eu que sou mais flexível e sempre acho que nada vai dar errado. Mas diante disso, o que podemos fazer? Trancar nossos filhos em casa? Ir junto? Ficar na porta da balada? Realmente minha vontade é fazer tudo isso, juro!!!!! Que sensação horrível, de impotência e de falta de controle dos acontecimentos...
 
Mas façamos nossa parte como pais, que são os primeiros ( e únicos?) a zelar pelos nossos: instruir, instruir e instruir, cuidar, estar perto, ser atento, preparar para a vida e para a parte ruim que faz parte dela, dizer "não" quando algo nos deixa com a pulga atrás da orelha... Precisamos manter nosso sexto sentido aflorado e respeitá-lo, sempre!!!!
 
E depois que fizermos tudo o que está ao nosso alcance, a nossa parte, a parte que nos cabe, de nossa responsabilidade, entreguemos nossos filhos nas mãos de Deus a cada saída de casa, a cada passeio de lazer, a cada ida à escola, coisas simples do dia a dia, porque nós zelamos por eles, mas muitos ainda não tem noção da responsabilidade que é lidar com vidas humanas em seus estabelecimentos. UMA única saída de emergência, com portas estreitas e interditadas???? Um ambiente com alvará de funcionamento vencido?? Lançar sinalizador num ambiente fechado???? Tenha dó!
 
Nos resta a nós mesmos zelarmos pela nossa segurança e de nossos filhos. Vamos ficar atentos nos lugares que pisamos, onde frequentamos e os lugares que nossos filhos frequentam. E não só a respeito de lugares físicos e seus problemas de segurança, mas aos pontos de venda de drogas, lugares suspeitos, atentos às amizades... Existe também a possibilidade de nos lugares e com as pessoas menos suspeitas sermos surpreendidos, não é mesmo? Como já ouvimos: as aparências enganam. E para tudo isso, atenção redobrada, olhos abertos, zelo. Exagero??? Para mim não. Pode ser que apesar de toda a minha preocupação/ação ainda possa acontecer algo, mas me consolará saber que fiz minha parte.
 
 
Boa semana para todos e meus sentimentos aos familiares e amigos das vítimas dessa tragédia em Santa Maria, Deus console a todos.
 
Mirela
 
 
 
 
 
 
 

Um comentário:

  1. Adorei Mi, muito pertinente diante dessa situação, vivo com o coração na mão e nem consigo imaginar a dor em uma situação dessas... Bj

    ResponderExcluir

Que bom que você passou por aqui! Lembre-se, esse blog foi pensado com o propósito de criar um elo entre nós! Volte sempre pois estarei esperando você para trocarmos idéias, experiências e histórias da vida, dicas de entretenimento e consumo... E muito mais ...! Besitos!!